quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Yggdrasil - o ancestral da Árvore de Natal



Yggdrasil, 
o ancestral da Árvore de Natal, 
a árvore cósmica dos escandinavos






Despertada por Odin do seu sono profundo para revelar aos deuses os começos e o fim do mundo, a profetisa, a Völva, declara no poema Voluspâ:

“Lembro-me dos gigantes nascidos na aurora dos tempos, Daqueles que outrora me geraram.
Conheço nove mundos, nove domínios cobertos pela árvore do mundo:
Vanaheim, o mundo dos Vanir os deuses benevolentes; Asgard, o mundo dos Aesir os deuses guerreiros; Midgard, o mundo dos homens; Helheim, o mundo dos mortos; Ljusalfheim, o mundo dos elfos de luz; Svartalfheim, o mundo dos anões ou elfos escuros; Jotunheim, o mundo dos gigantes; Niflheim, o mundo de gelo eterno; Muspelheim, o mundo de fogo.
Sei que existe um freixo que se chama Yggdrasil, esta árvore sabiamente plantada cujas raízes afundam no âmago da Terra...
A copa da árvore vai até o céu e está envolta em brancos vapores de água, donde se desprendem gotas de orvalho que caem no vale.
Ele ergue-se eternamente verde por cima da fonte de Urd.
Odin prende seu cavalo ao tronco de Yggdrasil em volta do qual giram as constelações.
Perto de Yggdrasil encontra-se a fonte miraculosa Mîmir - a “meditação”, a “recordação” - onde Odim deixou um olho como penhor e para onde ele volta incessantemente a fim de restaurar e aumentar sua sabedoria.
É sempre nos mesmos lugares, perto de Yggdrasil, que se encontra a fonte Urd;
Os deuses aí reúnem diariamente o seu conselho e ministram a justiça.
Com a água desta fonte e hidromel, as deusas nornes (Urd “passado”, Verdandi “presente” e Skuld “futuro”) regam a árvore gigante todos os dias para que recobre juventude e vigor.
A cabra Heidrûn, a águia Hraelsveg, um veado e um esquilo empoleiram-se nos ramos de Yggdrasil e nas suas raízes acha-se a víbora Nidhög, que procura constantemente abatê-la.
A águia luta todos os dias com a víbora.
Quando o universo tremer até os alicerces, no cataclismo anunciado no Voluspâ e que porá fim ao mundo, Yggdrasil será sacudida muito fortemente, mas não tombará, a fim de instaurar um novo período paradisíaco”.


"O nascimento de qualquer criança
é sempre uma nova chance
de renovação da humanidade inteira"

Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário