sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Avida Dollars




Quantos ANAGRAMAS você consegue formar com SALVADOR DALÍ?

Salvador Dalí não produziu seus próprios anagramas. O iniciador da prática foi André Breton, que queria denunciá-lo como traidor do Surrealismo e por seu gosto excessivo pelo exibicionismo e pela notoriedade. O poeta compôs um anagrama com o nome de Salvador Dalí: Avida Dollars. Parece que o ataque não funcionou bem... Dalí adorou e assim se pronunciou mais tarde: 

      "No era un hallazgo de gran poeta [...] sin embargo debo reconocer que se ajustaba a mis ambiciones inmediatas de entonces. [...] El anagrama Avida Dollars constituyó un talismán para mí. Rindió generosa, dulce y monótonamente un manantial de dólares".


Julio Cortázar dizia que avaliava as pessoas por meio de sua opinião sobre Dalí. Se dissesse: "Era um magnífico filho da puta!" era uma boa sinalização. Por outro lado, se a pessoa dizia: "Deixando de lado sua pintura, mas ele é um ser moralmente desprezível." saía rapidinho, pois sabia estar diante de uma pessoa "distinta" sem qualquer possibilidade de diálogo. Assim, propôs seu próprio anagrama, com um trocadilho de Dalí com Dalila: 

     Suas tesouras tosaram um monte de Sansões excessivamente seguros de sua força moral. Algum dia, talvez a humanidade possa fazer sua história sem pessoas como Dalí; por ora se limita a negá-lo com o triste sistema do leproso que cobre os espelhos da casa. Ao anagrama famoso e justo e latino Avida Dollars eu contraponho este outro mais amável e simbólico e francês com o qual me despeço: Dors, Dalila, va. (Último Round, tomo II, pp.214-219).

Seguindo estes dois grandes Mestres Fundadores desse magnífico jogo, propomos o desafio do sub-título desta postagem. Vão aí as regras:


1.usar todas as letras das palavras SALVADOR DALÍ reordenando-as (não vale acrescentar ou retirar consoantes e vogais, a frase final deve ter as mesmas 12 (doze) letras: 1S, 3A, 2L, 1V, 2D, 1O, 1R, 1I)
2.ignora-se sinais gráficos (acentos, vírgulas, etc.)
3.vale misturar palavras de várias línguas;
4.vale abreviar, contrair, alterar, desde que o sentido seja claro e não pareça (muito) forçado;
5.não valem anagramas bobos (por ex; DAVID ROLA SAL), deve ter um mínimo de sentido (poético, irônico, etc.)
6.enfim, vocês entenderam... 


Convido, então, quem quiser, a comentar com mais alguns ANAGRAMAS DE SALVADOR DALÍ e dou minha modesta contribuição abaixo com dez novos anagramas:



1. AVIDA DOLLARS (ANDRÉ BRETON - Latim/Inglês = Ávido por dólares)


2. DORS, DALILA, VA (JULIO CORTÁZAR - Francês = Dorme, Dalila, à vontade)



3. DIOS LADRAVAL (Espanhol = Deus Covil dos Grandes Ladrões)

4. SAL, ROL DA VIDA (Português = Sal, inventário da Vida; Catalão = Viver, Papel da Vida)

5. SAL A VIDA, LORD! (Catalão/Inglês = Viver uma Vida, Senhor!)

6. OLVIDA SALDAR (Espanhol = Esquece o Equilíbrio)

7. ALL ORS DA VIDA (Inglês/Catalão/Português = Todo Ouro da Vida)

8. DIR, ALAS, VOLAD! (Catalão = Diga, pobre de min, Voa!)

9. LA SALA D VIDRO (Espanhol/Português = A Sala de Vidro)

10. VIOLA D LADRAS  (Português = Viola de Ladras)

11. IL DARDO SALVA (Italiano = O Dardo Salva)

12. LA DIVA DORSAL (Italiano/Português = A Deusa de Costas)


2 comentários: