terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você decide o que você põe na boca?

Você decide o que você põe na boca?

Então pense nisso:


  • 77,2% das peças publicitárias de alimentos são direcionadas a crianças de menos de 12 anos que não conseguem diferenciar entre a peça publicitária e o filme de entretenimento

  • 70% das crianças de 3 anos reconhecem o símbolo do McDonald´s, mas apenas metade sabe seu sobrenome. (Fonte: Commercialisation of Childhood - Compass, Reino Unido, dezembro de 2006)

  • As cinco categorias de alimentos mais anunciados são: fast foods (21,3%); doces e sorvetes (19,2%); salgadinhos de pacote (16,4%); bolos e biscoitos doces (11,8%); refrigerantes e sucos artificiais (9,8%)


4 horas, 50 minutos e 11 segundos

  • É o tempo médio diário que a criança brasileira assiste TV (Fonte: Painel Nacional de Televisores (IBOPE/2007) – crianças entre 4 e 11 anos, classe ABC)



  • O que você deveria comer, segundo a recomendação do USDA, 1996:


  • O que a publicidade diz para você comer, (proporção dos gastos em publicidade de alimentos) segundo estudo de Kantor, 1998*:

  • O que você come de verdade, segundo estudo de Kantor, 1998:

Notou alguma semelhança entre as duas últimas pirâmides?

  • De acordo com o Ministério da Saúde, os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com as doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, etc.) totalizam 69% dos gastos com atenção à saúde (Brasil, 2005)

  • Quantas horas de TV você via por dia antes dos 12 anos? Sua mãe trabalhava?

E aí, é você quem decide o que você põe na boca?

*KANTOR, L. S. A dietary assessment of the U.S. food suply: comparing per capita food consumption with food guide pyramid serving recommendations. [S.l.]: Food and Rural Economics Division, Economic Research Service, U.S. Department of Agriculture, 1998. (Agricultural Report. n. 772).

Nenhum comentário:

Postar um comentário