segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Fórmula para não andar de cabeça para baixo e não comer excrementos no reino dos mortos










Fórmula para não andar de cabeça para baixo e não comer excrementos no reino dos mortos

A estética egípcia geralmente propicia uma sensação estranha de contemplar uma unidade entre o sofisticado e o rude.

Essa compilação de três Fórmulas dos ritos fúnebres do Livro dos Mortos do Antigo Egito mostra um exemplo da preocupação egípcia com a comida na vida pós-morte e dessa maravilhosa beleza doce e suja.

(Será que nossa moderna alimentação fast-food é uma maldição egípcia que nos condenou a andar de cabeça para baixo e comer excrementos?)




Palavras ditas por N. (o morto):

A minha abominação é a minha abominação!

Eu não comerei o que é a minha abominação.

Eu não comerei excrementos, eu não beberei urina, eu não andarei de cabeça para baixo.
Eles não descerão no meu ventre, eu não lhes tocarei com minhas mãos e não caminharei sobre eles com minhas sandálias.

Eu viverei destas sete porções, de que três são trazidas por Hórus e quatro por Tot.
Eu comerei debaixo deste sicômoro de Hathor, a minha senhora, e darei os restos às suas dançarinas-músicas.

Os meus campos foram-me concedidos em Busíris e os meus pomares em Heliópolis;
Pois eu vivo de pães de fermento branco e a minha cerveja é de cevada vermelha;
E isto deram-me os meus pais, o meu pai e a minha mãe.

Eu sou possuidor de porções alimentares em Heliópolis: as minhas porções estão no céu
junto de Ré, as minhas porções estão na terra junto de Geb;

São as barcas da noite e do dia que mas trazem da morada do grande deus em Heliópolis e eu deleito meus intestinos quando entro na barca do céu e navego do Ocidente para o Oriente.

Eu como daquilo que eles comem,
eu vivo daquilo que eles vivem;

Eu comi os pães no quarto do senhor das oferendas.

LIVRO DOS MORTOS DO ANTIGO EGITO
caps. 51-53

Nenhum comentário:

Postar um comentário