terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Doce como Böehme




Jakob Böehme era sapateiro em Göerlitz na região da terra que um dia viria se tornar a Alemanha. Assim ele descreve "O Nascimento da Aurora" em 1612:

0. Antes de tudo existia o Sem-Fundo, o antes do nada, o antes do ser e do não-ser, o Ungrund;
1. Esse Sem-Fundo era Deus, quando Ele soube disso ficou contente e quiz conversar com alguém, mas só encontrou a Si mesmo. Esse movimento de Deus atraido por Si mesmo gerou o nada e a escuridão e foi chamado por Böehme de Vontade-Pai e Adstringência (como quando mordemos uma fruta verde e "amarra a boca"), é a primeira energia criativa de todas as coisas;
2. O Sem-Fundo que descobriu-se Deus acumula sua vontade de conversar com alguém num ponto, densifica-se num centro. Esse centro, o sapateiro chamou de Coração-Filho e Amargor, pois ao ver-Se aprisionado em Si mesmo Deus quer escapar de Si e criar o mundo;
3. A adstringência (Deus atraído por Si mesmo) e o amargor (Deus fugindo de Si mesmo) criam um movimento rotatório que Böehme chama de Angústia;
4. Com a aceleração da angústia ocorre o Relâmpago, o Fogo, o Calor que nada mais é que a Liberdade de Deus para criar;
5. Esse calor da liberdade vai temperando a força da adstringência, do amargor e da angústia e desse "cozimento", essas forças tornam-se de contrárias em complementares e se abrandam e se entregam suave e amorosamente umas às outras, a isso Böehme chamou Amor;
6. O surgimento do amor em seu abrandamento das forças severas e contrárias cria um ressoar, uma expansão de Deus que ecoa pelo nada em miríades de reverberações resultantes do estremecimento das forças severas e contrárias e sua conversão em forças brandas e complementares, a isso o sapateiro de Göerlitz chamou de Som ou Tom;
7. Esse som ou tom de Deus vai criando todas as combinações das forças anteriores que dão origem ao Universo, isto é, à Tangibilidade ou Corporalidade.

















Bom, onde entra o Doce?






Como entendo, o Doce em Jakob Böehme se refere tanto ao momento em que Deus transmite sua Vontade-Centelha-Luz à Corporalidade como ao momento, muito posterior da re-Conciliação do Homem e de toda Corporalidade com Deus. Doce é o movimento de Deus que cria o mundo e nós. Doce é o movimento que nós e mundo nos reconciliamos com Deus.
Doce é, segundo Böehme, um prazer calmo, reflexo e escoamento da amenidade, delicioso restaurador da vida, torna tudo agadável, amável e amigável, é um canal da felicidade celeste.

O prazer em si, nosso prazer de hoje (sexual), é diferente, é resultado, segundo Böehme, do Amargo que é um alegre estremecimento que arrebata todo seu coração, pois é reverberação do celeste reino de deleites, uma elevação do espírito.

Jakob Böehme bem pode ser o ponto inicial da criação da civilização ocidental cristã moderna, o último dos teólogos e o primeiro dos filósofos realmente modernos, apesar de ser sapateiro, apesar de parecer um místico, apesar de parecer incompreensível.


Pois bem, como dizia um místico alemão Rudolf Steiner: "uma maior propensão para o doce, para o prazer egoístico, para o consumo de açúcar, é o traço característico da civilização ocidental".