Então pense nisso:
- 77,2% das peças publicitárias de alimentos são direcionadas a crianças de menos de 12 anos que não conseguem diferenciar entre a peça publicitária e o filme de entretenimento
- 70% das crianças de 3 anos reconhecem o símbolo do McDonald´s, mas apenas metade sabe seu sobrenome. (Fonte: Commercialisation of Childhood - Compass, Reino Unido, dezembro de 2006)
- As cinco categorias de alimentos mais anunciados são: fast foods (21,3%); doces e sorvetes (19,2%); salgadinhos de pacote (16,4%); bolos e biscoitos doces (11,8%); refrigerantes e sucos artificiais (9,8%)
4 horas, 50 minutos e 11 segundos
- É o tempo médio diário que a criança brasileira assiste TV (Fonte: Painel Nacional de Televisores (IBOPE/2007) – crianças entre 4 e 11 anos, classe ABC)
- O que você deveria comer, segundo a recomendação do USDA, 1996:
- O que a publicidade diz para você comer, (proporção dos gastos em publicidade de alimentos) segundo estudo de Kantor, 1998*:
- O que você come de verdade, segundo estudo de Kantor, 1998:
Notou alguma semelhança entre as duas últimas pirâmides?
- De acordo com o Ministério da Saúde, os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com as doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, etc.) totalizam 69% dos gastos com atenção à saúde (Brasil, 2005)
- Quantas horas de TV você via por dia antes dos 12 anos? Sua mãe trabalhava?
E aí, é você quem decide o que você põe na boca?
*KANTOR, L. S. A dietary assessment of the U.S. food suply: comparing per capita food consumption with food guide pyramid serving recommendations. [S.l.]: Food and Rural Economics Division, Economic Research Service , U.S. Department of Agriculture, 1998. (Agricultural Report. n. 772).
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